blog+a-dor
A dor não é um bom sinal
16 de março de 2016
blog+PILATES-LONGEVIDADE
Pilates é Longevidade
19 de julho de 2019

Benefícios do Pilates na Gravidez

O Pilates envolve exercícios que colaboram para o seu corpo ser forte, flexível e equilibrado, através de uma série de movimentos e posições que ajudam a melhorar a força e coordenação. A respiração profunda e o relaxamento são importantes para obter o melhor de cada movimento.

É por isso que ele pode gerar muitos benefícios na gravidez, pois ajuda a fortalecer os músculos durante as mudanças crescentes da gestação, colaborando para promover uma boa postura à medida que seu corpo cresce. O Pilates concentra-se na precisão e na concentração, melhorando a consciência do corpo.

 

Como o Pilates prepara o seu corpo para a gestação?

O Pilates é um exercício que colabora para deixar o corpo mais forte para a gravidez, suportando as enormes mudanças desta fase, desta forma, o recomendado é que as atividades sejam iniciadas antes da gestação. Os movimentos se concentram na barriga, músculos do assoalho pélvico e músculos das costas, que são todos fundamentais para uma boa postura, equilíbrio e força.

Muitas mulheres sofrem de dor nas costas durante a gravidez, muitas vezes causada por um problema postural que piora ao longo do crescimento da barriga, mas o Pilates constrói músculos fortes nas costas que podem ajudar a manter uma postura saudável, levando a menos dor e desconforto, ajudando suas costas e pelve a serem suportados devido ao peso da barriga.

Além disso, ele melhora a circulação em todo o corpo, o que é especialmente importante para sustentar duas vidas, sendo assim o bebê cresce com mais saúde, e a gestante ainda mantém a energia, conseguindo até mesmo reduzir o inchaço que vai aumentando durante os meses. A prática do Pilates é uma das mais efetivas e benéficas para acomodar uma gravidez muito mais saudável.

 

Como o pilates ajuda durante a gravidez?

O Pilates fortalece os músculos da barriga, das costas e do assoalho pélvico sem esforçar outras articulações, por isso é um grande exercício a fazer quando se está grávida. O principal benefício dos Pilates é que ele visa os músculos e funções exatas que podem ser um problema durante a gravidez e após o nascimento, de forma segura. Além disso, colabora para uma recuperação muito mais rápida.

A prática de Pilates ajudará:

  • Fortalecer os músculos da barriga: ele equipa seu corpo melhor para lidar com as tensões causadas pelo peso de seu bebê em crescimento. Os hormônios tornam os tecidos (ligamentos) que conectam seus ossos mais flexíveis durante a gravidez, tornando-o mais propenso a feridas. Por isso é preciso fortalecer essa região.
  • Reduzir a dor nas costas: O Pilates contribui para exercitar os músculos da barriga mais profundos que estabilizam suas costas e pelve. Se os músculos estiverem fracos podem levar a dor nas costas.
  • Fortalecer o seu assoalho pélvico: o que ajudará a apoiar seu intestino, bexiga e útero (útero) à medida que seu bebê cresce e se move para baixo. Isso pode impedir que você goteje líquidos quando tossir.
  • Ajuda com equilíbrio: pois você pode se sentir um pouco mais desajeitada, ou que seu equilíbrio não é tão bom como de costume, na gravidez. Os exercícios de Pilates fortalecem seu núcleo e podem torná-la mais estável quando você anda e executa suas tarefas.
  • Tira a tensão das costas e da pelve: O Pilates usa posições que envolve o corpo todo, com movimentos ótimos para a gravidez, eliminado as dores e tensões. Para o final da sua gravidez, também pode ajudar a colocar seu bebê na posição certa para o nascimento.
  • Relaxamento e controle da sua respiração: o que é importante para a gravidez e trabalho de parto.

Se você não estiver grávida, você não precisa ter nenhuma experiência com o Pilates para participar das aulas. Agende uma aula experimental grátis e confira todos os benefícios que esta técnica proporciona!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *