blog+a-dor
A dor não é um bom sinal
16 de março de 2016

Joseph Pilates

blog_Joseph-Pilates

Para entender melhor nosso trabalho, você precisa conhecer também a história do idealizador disto tudo. O método está ganhando mais notoriedade recentemente, porém todos os exercícios criados por Joseph Pilates já têm quase 100 anos.

Nascido em Monchengladbach, na Alemanha, no final do século XIX, Joseph Pilates foi uma criança raquítica, asmática e dotada de várias limitações físicas. Pilates dedicou sua vida ao estudo do corpo humano. Seu método ganhou força durante a primeira guerra mundial quando, em um campo de refugiados em Lancaster, no Reino Unido, começou a construir aparelhos utilizando as próprias camas e cadeiras de rodas dos enfermos. Um fato chamou muito a atenção: a chegada da gripe espanhola, que assolou a Europa no fim do ano de 1918 e início de 1919, devastando o continente, não levou nenhum dos enfermos do campo de Lancaster à morte, o que fez as autoridades olharem para o método e seu criador de forma especial.

Com o fim da guerra, Pilates voltou para a Alemanha como preparador físico, dedicando-se à divulgação de seu método. Não demorou para ser convidado a treinar o exército alemão, o qual ele recusa e, em 1923, viajou pela primeira vez para os EUA para registrar seu método e aparelhos. Foi em 1926 que viajou definitivamente para os EUA, onde montou seu studio e começou a propagar seu método de condicionamento físico, batizado de Contrologia. Lá conheceu a bailarina Romana Kryzanowska, que se tornou sua fiel discípula e sucessora do método. Com o passar do tempo, começou-se a usar mais o nome do criador “Pilates”, em vez de Contrologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *