crianca01
Pilates: um treinamento inteligente para as Crianças
22 de outubro de 2019
Pilates como tratamento para Síndrome de Down
30 de outubro de 2019

Pilates para Tenistas

Todo esporte coloca o seu próprio conjunto distinto de pressões e tensões sobre o corpo, geralmente resultando em seu próprio conjunto distinto de lesões. O tênis não é exceção.

O tênis é um esporte de alta velocidade e alto impacto, jogo de muita potência, exigindo muita rotação e extensão da coluna vertebral e sobrecarregando em particular o ombro (geralmente um, em vez de dois). Sem surpresa, lesões nas costas, quadril, joelho e ombros estão entre as mais comuns.

Não importa se você é um jogador profissional ou amador, o Pilates não só pode ajudar a reduzir o número de lesões comuns que o tênis predispõe, mas ele também pode melhorar o seu movimento, potência e o próprio jogo.

Veja como:

Joelhos

A alta velocidade e alto impacto são naturais no tênis, causando uma sobrecarga às articulações, especialmente se você estiver jogando nas superfícies mais duras, como cimento ou indoor. Tenistas precisam de músculos estabilizadores fortes, a fim de lidar com os sprints curtos e inversões de movimento. Os estabilizadores essenciais para os tenistas são os glúteos. Pilates é uma forma particularmente eficaz para isolar e fortalecer esses músculos, ajudando-os a estabilizar o joelho e produzir energia quando se deslocam lateralmente.

 

Ombro

Muita tensão passa pelo ombro, especialmente durante o jogo. Ter os músculos do manguito rotador fortes é essencial para estabilizar e mobilizar o ombro através da amplitude de movimento necessária para jogar com potência.

Além disso, a maior parte dos golpes no tênis mostra que os jogadores têm desequilíbrios posturais especialmente com relação ao posicionamento escapular, o que pode levar a lesões irreversíveis.

O Pilates é uma excelente maneira de fortalecer, estabilizar e mobilizar tanto o complexo do ombro quanto o manguito rotador isolado, permitindo-lhe passar menos tempo na maca do fisioterapeuta e mais tempo em quadra.

 

A coluna vertebral

No tênis, grande parte da energia vem da rotação e extensão da coluna vertebral. Para produzir esses movimentos você precisa de uma mistura de força e flexibilidade. O Pilates vai ajudar a soltar alguns dos músculos geralmente tensos no peito, ombros e parte superior das costas, enquanto fortalece os músculos das cinturas escapular e pélvica, além da musculatura extensora e rotadora da coluna. Este aumento de força dos músculos rotadores e da amplitude de movimento causam um incremento de energia para a realização dos golpes.

 

Flexibilidade e Maleabilidade

Não importa o nível que você joga, você está sempre tentando retornar uma bola a partir de uma posição imperfeita, que se estende para a frente, de lado ou em cima e muitas vezes fora de equilíbrio. O Pilates foca em fortalecer os músculos estabilizadores e irá ajudá-lo a gerar mais energia, reduzir o risco de lesões quando você está fora de equilíbrio, e recuperar o seu equilíbrio mais rapidamente. E por aumentar a flexibilidade da parte inferior das costas e quadris, o Pilates também vai ajudá-lo a alcançar melhor seus drop shots e lobs.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *