RPG x Pilates
7 de novembro de 2019
10 dicas para uma alimentação saudável
14 de janeiro de 2020

Bola suíça: o que é, tamanhos, aplicações e benefícios

Quando o assunto é bola para fisioterapia, de longe as bolas suíças são as mais lembradas. Desenvolvidas em 1963 por Aquilino Cosani, essas bolas foram usadas pela primeira vez em um programa de tratamento de lactentes e recém-nascidos de Mary Quinton, uma fisioterapeuta inglesa, mas que trabalhava na Suíça. Mais tarde, outra fisioterapeuta suíça, Susanne Klein-Vogelbach, ampliou o uso dessa bola, criando uma terapia para tratamentos neurológicos baseada no conceito de cinética funcional.

O termo “bola suíça”, contudo, apenas surgiu em 1989, quando fisioterapeutas americanos começaram a usar a técnica após testemunharem os benefícios na Suíça. De lá para cá, as bolas passaram a ser usadas em uma infinidade de protocolos, não apenas na fisioterapia clínica, mas também em treinos funcionais, na Yoga, nas academias, para o relaxamento e, sobretudo, no Pilates, sendo também chamada de “bola de Pilates”.

É possível encontrar a bola suíça em tamanhos variados, como: pequena (55 cm de diâmetro), média (65 cm) e grande (75 cm).

 

Tamanhos

Como citado, a bola suíça pode ser encontrada em vários tamanhos, e é muito importante ficar atento a isso na hora de definir o protocolo de tratamento.

As bolas pequenas são indicadas, normalmente, para pacientes que medem entre 1,60 m e 1,75 m, as médias para aqueles entre 1,75 m e 1,95 m e as grandes para pacientes com mais de 1,95 m.

Além dos tamanhos que citamos acima, também é possível encontrar outras bolas menores (de 45 cm de diâmetro), que são indicadas para crianças ou pacientes de baixa estatura, entre 1,40 m e 1,54 m.

Outro ponto que merece atenção é quanto a tensão da bola, já que ela pode ser usada mais ou menos cheia, dependendo do tipo de exercício que será realizado.  As mais duras, por exemplo, também são mais instáveis (já que têm menor apoio com o solo) e se movem mais rápido. Já as menos infladas são mais estáveis e, por isso, recomendadas para pacientes que não têm muito equilíbrio, como os idosos.

 

Benefícios

A bola suíça tem inúmeras vantagens, e é justamente por isso que o seu uso é tão difundido. Algumas que podemos citar são:

  • melhora no equilíbrio postural e na coordenação motora;
  • melhora no fortalecimento muscular;
  • alívio das tensões;
  • utiliza e dinamiza todo o corpo;
  • atividade de baixo impacto;
  • pode ser usada por gestantes;
  • indicada para pessoas com problemas lombares ou cervicais;
  • melhora a circulação sanguínea;
  • pode ser usada por crianças;
  • permite uma grande variedade de usos.

Apesar de todos esses benefícios, vale lembrar que a bola suíça não deve ser usada sem supervisão por pacientes sem controle das funções motoras, com distúrbios de coordenação e de equilíbrio ou com sensibilidade ao látex.

fonte: www.carcioficial.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *